Ovos de páscoa - arte, origem e significados
Muito se fala em ovos de páscoa, mas pouco se sabe das origens desse símbolo e seu significado. Hoje em dia muitos são obras de arte detalhadas e muito valorizadas. Mas então, de onde vem esse costume de presentear com ovos?
O costume vem de povos bem antigos, como os egípcios, persas e germânicos. Para alguns, representa o nascimento, para outros, o formato do universo. Mais tarde os chineses começaram a trocar ovos nas suas festas de primavera. Já o coelho representa a fertilidade.
Depois, a partir do século 12, as pessoas começaram a dar ovos de presente benzidos na missa de páscoa, para celebrar o fim do período de jejum católico. Isso ajudou a aumentar o número de fiéis católicos adaptando tradições antigas ao cotidiano cristão. O costume de dar ovos decorados, porém, só começou a ganhar força na Inglaterra, com ovos até banhados a ouro e pedras preciosas. Deles também se originaram os famosos ovos Fabergé.
Tá mas e os ovos de chocolate? Esses começaram a ser feitos na França, anos após a descoberta do chocolate pelos Maias e Astecas. O produto se popularizou na Europa levado pelos espanhóis. Os ovos de galinha eram enchidos com chocolate e decorados com pinturas por fora.
![]() |
Coelho da Páscoa - Fonte: MultyShades |
![]() |
Ovo Fabergé Imperial |
Ainda hoje a decoração de ovos é muito tradicional. Um bom exemplo são as Pêssankas, tradicionais na Ucrânia e Polônia. As decorações são riquíssimas, com detalhes bem elaborados.
![]() |
Pêssankas |
Logo volto com novidades! Até breve! ^_^
Fontes:
brasilescola.uol.com.br
noticias.terra.com.br
O Guia dos Curiosos- Marcelo Duarte
Comentários
Postar um comentário