Confira as principais atrações da Bienal de Curitiba 2018

De 18 de Outubro a 30 de Dezembro acontece a Bienal de Curitiba 2018. O evento desse ano comemora 25 anos do projeto que é referência em arte contemporânea. As atividades acontecem em vários espaços na cidade, além de Cascavel, Argentina e Paraguai. 

Entre os destaques da programação, a Exposição “Leonardo Kossoy”, Com curadoria de Tereza de Arruda e instalada na Sala 09 do MON, a exposição do renomado artista Leonardo Kossoy apresenta quatro segmentos de seu trabalho recente. São fotografias dos projetos “Waterscapes”, de 2007, e “OnlyYou”, de 2014, além das séries inéditas “Inventário do Mundo” e “Caindo no inferno da imagem”. As obras de Leonardo Kossoy conquistaram grande reconhecimento e destaque da crítica especializada nacional e internacional.
Obra do Fotógrafo paulista Leonardo Kossoy
Outra exposição que chama a atenção é  “Dragão Floresta Abundante – A Aventura de Christus Nóbrega na China”. Baseada na residência de Christus Nóbrega em Pequim, China, a mostra multimídia apresentada na Sala 09 do bloco principal do MON, traz o olhar do artista sobre a cultura chinesa, explorando a imagem por meio da excepcionalidade de seu caráter de vertigem.A curadoria é da historiadora da arte Renata Azambuja. 
Obra "Passeio controlado" de Christus Nóbrega
Integrando também a exposição “Dragão Floresta Abundante”, de Christus Nóbrega, o público visitante poderá conferir duas obras que dialogam diretamente com os trabalhos expostos na Sala 09. No subsolo do bloco principal do MON, em frente ao pátio de esculturas, haverá a instalação “Fábrica de Pipas”. A proposta do artista é convidar as pessoas para entrarem na “fábrica”, vestirem uniformes e produzirem pipas, como se fossem trabalhadores de uma fábrica de pipas da China. 

No Museu Paranaense estão expostas as  xilogravuras de Lívio Abramo. Já na Biblioteca Pública do Paraná estão 3 exposições: Localizadas no primeiro andar da biblioteca e com curadoria de Brugnera, as exposições são de gravuras feitas pelos principais artistas gráficos, cartunistas e ilustradores do país para a seção retrato do jornal Cândido, um apanhado de 45 edições demonstrando a pluralidade de estilo entre os artistas. Haverá também uma exposição do artista modernista Meyer Filho, com diversas de suas gravuras em preto e branco.

Confira a programação completa no site da Bienal de Curitiba.



SERVIÇO:
Bienal de Curitiba 2018 | 25 Anos
Data: de 18 de outubro a 30 de dezembro de 2018.
Realização: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Museu Oscar Niemeyer, Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, Ministério da Cultura do Governo Federal. 
Apoio: URBS. 
Patrocínio: Copel, Sanepar, PG Mais, Itaipu Binacional, Furnas, Rumo, Arterial, Sunew, Centro Cultural Banco do Brasil. Construtora da Bienal: Cima Engenharia. 

Comentários