Unindo arte, humor e entretenimento, projeto MonaGrossa Oficial conquista milhares de seguidores

 Mais de 500 anos se passaram desde que a icônica Monalisa foi pintada por Leonardo DaVinci. De lá pra cá, inúmeras versões e releituras dessa obra surgiram e, mais recentemente, uma nova vem tomando conta das redes sociais. Com humor ácido e personalidade forte, a MonaGrossa Oficial aparece como um caso de muito sucesso em meio a milhares de perfis que disputam a atenção do público.

Meme trabalho MonaGrossa Oficial

Criada há cerca de dois anos pela designer Carol Soares e pelo administrador de empresas Rafael Toledo, a MonaGrossa usa memes inspirados na famosa obra do pintor italiano para falar de temas do dia a dia, sempre brincando com situações que todos nós passamos, como aquele perrengue no trabalho, a faxina em casa, entre outras situações que todo mundo passa.

Numa rápida passagem pelo perfil podem-se ver frases como “Você trabalha com o que? // Com vontade de ir embora” e “De manhã você prefere o que? // Prefiro que me deixem em paz”. Sempre arrancando reações apaixonadas dos fãs que se identificam muito com as postagens.

Hoje a página conta com mais de 400 mil seguidores no Instagram, 330 mil no Facebook e tem presença também nas redes sociais YouTube, Twitter e TikTok, além de contar com um blog próprio.


E por que a Monalisa?

Segundo Carol Soares, uma das criadoras da página, que também é artista plástica, a escolha da Monalisa foi natural:

“Pela minha familiaridade com o assunto, quis escolher uma personagem do meio da arte, até porque sempre tive vontade de trazer isso para o dia a dia das pessoas. A vontade inicial, quando tudo começou lá em 2018, era ter uma personagem que fosse inspirada numa arte clássica, que trouxesse algum pintor ou que remetesse a alguma obra em específico. Após pesquisas e dentro do que eu já havia estudado, logo quando comecei a listar as obras, obviamente, a Monalisa se destacou por ser um ícone. Com isso, foi uma escolha meio que natural, principalmente porque a maioria das pessoas, mesmo não conhecendo muito sobre arte, conhece o rosto da Monalisa. Também calhou o fato de ela ser uma mulher e por haver muito poucos personagens femininos de humor, além da arte, a gente também poderia aproveitar para abordar o empoderamento e representatividade das mulheres nesse mercado.”


Um canal diversificado

Além de todo o trabalho com a linguagem dos memes, o canal vai muito além e atua também na cobertura de shows e eventos, visitas gastronômicas, entre outras atividades, como o programa de entrevistas “Em Casa Com a Mona”, por onde já passaram personalidades como Milton Cunha, Glamour Garcia, Marcos Casuo e Edson Cordeiro. Em um formato leve e feito através de lives no Instagram a primeira temporada já conta com mais de 150 mil visualizações e se tornou um sucesso entre os fãs.

A atração mais recente do canal é o programa “Eu Só Acho Engraçado Que...”, onde serão produzidos vídeos sobre temas variados do universo artístico, contando curiosidades, histórias, sempre com o tom bem humorado que já é marca da MonaGrossa Oficial. O primeiro episódio. já está no ar no YouTube e também em formato de podcast nas principais plataformas do mercado como Spotify, Apple Podcast e Deezer.
Projeto "Eu Só Acho Engraçado Que..." MonaGrossa Oficial

Para Rafael Toledo, cocriador da página, essa diversificação é muito importante e não pode parar nunca: 

“Atuamos em um mercado super competitivo, onde a atenção das pessoas é disputada a todo o momento por milhares de outros criadores de conteúdo famosos e anônimos, por isso, é importante sempre ter novidades na Mona, sem nunca perder a essência pela qual os fãs chegaram até nós que é o bom humor, para ter aquele momento de descontração durante o dia”.


Momento delicado para os criadores de conteúdo

Segundo o relatório trimestral #MS360FAAP¹ do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) com a Socialbakers, divulgado recentemente no portal Meio e Mensagem², perfis de grandes influenciadores e celebridades tiveram uma queda de aproximadamente 34%, com uma consequente queda de engajamento da ordem de 40%. Esse desempenho ruim é explicado muito em função dos maus exemplos de conduta durante a pandemia da Covid-19, como ignorar condutas de prevenção à contaminação com o vírus.

Na contramão das estatísticas, em um período onde muitos criadores de conteúdo experimentaram queda ou congelamento do nível de crescimento, o perfil da MonaGrossa Oficial segue crescendo, registrando um crescimento de quase 20% em sua base de seguidores no Instagram nos últimos 4 meses.

Além da MonaGrossa Oficial, Carol e Rafael, possuem outros projetos, um é a página especializada em arte chamada Alma das Cores, que foi seu primeiro projeto e segue firme em atividade e outro é o canal Alma Geeky, dedicado ao conteúdo geek, as três iniciativas formam o grupo Alma Das Cores.

Mesmo estando em um período conturbado para o mundo todo, a MonaGrossa Oficial segue muito ativa e, além esbanjar criatividade nos memes, e ter programas que mesclam a leveza do entretenimento com o conteúdo sobre arte, essa releitura super criativa da obra de Leonardo DaVinci segue firme no seu propósito principal que é tornar a vida das pessoas mais divertida e ser um respiro de humor em meio a uma realidade que, nem sempre é agradável, mas que a gente dá um jeito de levar com bom humor.
 

Fontes adicionais:

1. Relatório trimestral #MS360FAAP do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) com a Socialbakers:


 

2. Reportagem portal Meio e Mensagem:


 
Sobre a MonaGrossa Oficial

Criada em maio de 2018 pela designer Carol Soares e pelo administrador de empresas Rafael Toledo, a MonaGrossa Oficial iniciou suas atividades com uma paródia da Monalisa de Leonardo DaVinci, trabalhando inicialmente com memes e vídeos populares da internet. Rapidamente o canal expandiu sua atuação para ações publicitárias, cobertura de shows, grandes eventos e visitas gastronômicas. Hoje, além de todas essas atividades, possui também um programa de entrevistas, o “Em Casa Com a Mona”, exibido no Instagram e também o projeto “Eu Só Acho Engraçado Que...”, programa em formato de vídeo (no Youtube) e PodCast (Spotify, Apple, Deezer e Google Podcast).

 
Grupo Alma das Cores

O grupo Alma das Cores nasceu em 2013 e é formado pelos canais MonaGrossa Oficial (humor e entretenimento), Alma Geeky (conteúdo geek) e Alma das Cores (todos os tipos de arte), página onde tudo começou e que hoje dá nome ao grupo. Com os 3 canais o grupo já cobriu eventos como a Comic Con Experience, o Festival de Teatro e Curitiba e realizou ações publicitárias com empresas como Enel, Burger King e Trigg.

 
Os criadores

Carol Soares é designer formada pela PUC-PR e artista plástica, trabalha com mídias sociais desde 2013.

Rafael Toledo é administrador com MBA em Marketing pela USP, iniciou seu trabalho com redes sociais em 2015.
Carol Soares e Rafael Toledo na cobertura do Warung Day pela MonaGrossa Oficial

 

Serviço









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Press release by MonaGrossa Oficial






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