Musical Wicked estende temporada em São Paulo

 WICKED, o maior sucesso da Broadway escrito no século 21, é a história não contada das bruxas de Oz, em referência ao clássico filme de 1939. Muito antes de Dorothy ser levada por um tornado ao mundo esmeralda, Elphaba e Glinda vivem uma das melhores histórias do teatro musical.

Elphaba (Myra Ruiz) e Glinda (Fabi Bang). Crédito: João Caldas Fº

Após um encontro com o Mágico de Oz, elas se veem obrigadas a tomar uma decisão. Enquanto Glinda está determinada a se manter popular, Elphaba não quer trair seus valores morais. Inevitavelmente, suas vidas tomaram rumos muito diferentes. Uma nascida com pele verde esmeralda, esperta, impetuosa e incompreendida e a outra bonita, ambiciosa e muito popular.

Apresentado por Ministério da Cultura e Comgás, Wicked conta a história dessa extraordinária odisseia e a amizade improvável de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, e Glinda, a Bruxa Boa do Norte. O musical aborda questões ligadas à injustiça e ao preconceito; é cômico e emocionante ao expor que há sempre pelo menos dois pontos de vista para uma mesma história.

Declarado o “melhor musical da década” pela Entertainment Weekly e “um fenômeno cultural” pela Variety, Wicked é baseado no romance de Gregory Maguire, com música e letras de Stephen Schwartz e roteiro de Winnie Holzman. O espetáculo esteve em cartaz no Brasil, no Teatro Renault (SP), em 2016 e foi assistido por mais de 340 mil pessoas. A Universal Pictures está produzindo dois filmes musicais que levarão a história de Elphaba e Glinda às telonas, com estreias previstas para 2024 e 2025.

A produção do Instituto Artium de Cultura, em parceria com o Atelier de Cultura, também é protagonizada por Myra Ruiz, como Elphaba, e por Fabi Bang, como Glinda. Myra estrelou, em 2022, o grande sucesso "Evita", vivendo a personagem título. Fabi Bang protagonizou "Cinderella" e "A Pequena Sereia".

Para o espetáculo, o Atelier de Cultura selecionou um elenco plural que representa o talento e a diversidade de artistas brasileiros do teatro musical. Alguns dos destaques são Tiago Barbosa ("O Rei Leão" e "Clube da Esquina - Os Sonhos Não Envelhecem") interpretando o príncipe Fiyero; Diva Menner ("Barnum - O Rei do Show" e "Elas Brilham") como Madame Morrible; o ator Marcelo Médici, um dos maiores ícones do humor brasileiro, que dá vida ao Mágico de Oz; e Cleto Baccic, ator de extensa e premiada carreira, protagonista em espetáculos como "O Homem de La Mancha", "Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate" e "Evita", além de ser o fundador do Atelier de Cultura. Em Wicked, o ator interpreta Dr. Dillamond.

O elenco conta ainda com outros artistas de renome, como Dante Paccola e Nayara Venancio - que acaba de ser reconhecida como destaque em Artes Cênicas pela lista Forbes Under 30 -, e que interpretam respectivamente Boq e Nessarose. Ao todo, o elenco é composto por 35 artistas e a orquestra por 18 músicos. Todos sob a regência da maestrina Vânia Pajares. Wicked está em cartaz no Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi, até o dia 23 de julho de 2023. Mais informações em wickedbrasil.com.


Confira abaixo o elenco completo do espetáculo:


Myra Ruiz - Elphaba

Fabi Bang - Glinda

Tiago Barbosa - Fiyero

Marcelo Médici - Mágico de Oz

Diva Menner - Madame Morrible

Cleto Baccic - Dr Dillamond

Nayara Venancio – Nessarose

Dante Paccola - Boq

Bia Castro - Ensemble / Cover Elphaba

Pâmela Rossini - Ensemble / Cover Elphaba

Aline Serra - Ensemble / Cover Glinda 

Verônica Goeldi - Ensemble / Cover Glinda

Amanda Döring - Ensemble / Cover Nessarose

Mari Rosinski - Ensemble / Cover Morrible

Éri Correia - Ensemble

Cláudia Rosa - Ensemble

Gisele Alfano - Enseble

Larissa Grajauskas - Ensemble

Gabi Germano - Ensemble

Mariana Montenegro - Ensemble

Murilo Ohl - Ensemble / Cover Boq

Paulo Grossi - Ensemble / Cover Mágico de Oz e Cover Dr Dillamond

Renan Rosiq - Ensemble / Cover Fiyero

Robson Kabelo - Ensemble / Cover Fiyero

Marco Azevedo - Ensemble

Bruno Ospedal - Ensemble

Diego Velloso - Ensemble

Danilo Santana - Ensemble

Alicio Zimmermann - Ensemble

Danilo Martho - Ensemble

Vinicius Cafer - Swing

Rafá Barbosa - Swing

Tiago Dias - Swing

Moira Osório - Swing

Amanda Bamonte – Swing


A direção geral é de John Stefaniuk, diretor associado de "The Lion King" em vários países do mundo, e da temporada brasileira em 2013-2014. Stefaniuk também dirigiu as produções brasileiras de "Billy Elliot" (2019), "Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate" (2021) e "Evita Open Air" (2022).

Stefaniuk comenta que pensou, junto ao time criativo e aos produtores responsáveis pelo musical, aspectos de figurino e cenário que remetessem à momentos cruciais para a obra. "Quero que a montagem passe um ar fantástico e lindo. O livro original do Mágico de Oz tem quase 130 anos de idade e queremos honrar este período. Também iremos homenagear a época em que o filme foi lançado, que é a década de 1930", conta Stefaniuk.

"Por meio de elementos cênicos e visuais, você verá personagens na Terra dos Munchkins com cenários irreais que remetem à época em que o livro foi escrito. Também verá personagens passando a sensação de estarem em festas intermináveis como no Studio 54 dos anos 1970, em Nova York; e personagens na Cidade das Esmeraldas como se estivessem chegando à década de 30", completa o diretor.

A nova montagem preserva a versão de texto e letras de músicas para a língua portuguesa de Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler que estão vivas e presentes na memória afetiva do público de Wicked no Brasil, com as icônicas canções "Desafiando a Gravidade", "Ódio", "O Mágico e Eu", entre outros sucessos.

​​“Estamos entregando uma grande produção, pois é o que o título nos obriga a fazer. Stephen Schwartz supervisionou nossa produção de Nova York e fez visitas a São Paulo. Além disso, o 'buzz' gerado pela expectativa dos filmes, que terão Ariana Grande e Cynthia Erivo no elenco, está enorme.”, declara Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura e um dos produtores do espetáculo.


WICKED EM NÚMEROS:

- O cenário da nova produção pesa 38 toneladas.

- Ao todo são 35 diferentes cenários completos.

- Foram usados mais de 21.000 pregos e parafusos para a confecção do cenário.

- Para a confeção de todas as peças do figurino foram utilizados mais de 4000 metros de tecido, sendo que 970 metros foram trazidos de Londres. Além disso, foram utilizados 3.234 botões e 91kg de miçangas e bijuterias.

- São mais de 200 padronagens diferentes de tecidos.

- Ao todo, 37 costureiras e alfaiates dedicaram-se à confecção dos figurinos no Brasil.

- O espetáculo conta com mais de 2 quilômetros de fitas de LED e 1.200 pontos de luzes automatizadas instaladas no cenário.

- São usados mais de 500 moving lights e spots fixos de iluminação.

- Serão usados 4 sistemas independentes de voo, importados de Las Vegas da empresa com mais experiência neste tipo de efeito especial.

- São mais de 15 diferentes efeitos de ilusionismo, desenvolvidos em Nova Iorque.

- Ao todo são usados 793 painéis de LED embutidos no cenário, além de projetores de laser de última geração.

- A produção traz ao Brasil mais de 30 profissionais internacionais para a produção do espetáculo supervisionado pelo compositor Stephen Schwartz.

- Já foram vendidos mais de 40 mil ingressos.

- Para a pintura da Elphaba são necessário mais de 15 kg de maquiagem verde ao longo da temporada.

- O sistema de som é composto por mais de 150 caixas de som.

- O elenco é composto por 35 atores.

- A orquestra é composta por 18 músicos.

- Somente a percussão do espetáculo conta com mais de 50 instrumentos musicais. Um destes instrumentos foi criado com exclusividade para o espetáculo.

- A negociação de direitos do espetáculo para esta temporada durou 5 anos.

- O espetáculo é composto por 38 cenas.

- O espetáculo gera 277 empregos diretos e outros 1.662 empregos indiretos.

- O espetáculo distribuirá 30.163 ingressos gratuitos para população de baixa renda e instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Sobre o elenco protagonista

MYRA RUIZ (ELPHABA) - @myra_ruiz

Atriz, cantora e bailarina, formada pela Lee Strasberg Theater and Film Institute. Foi protagonista do musical In The Heights, como Nina, além de interpretar a prostituta Sarraghina de Nine, com direção de Möeller&Botelho. Em 2016, deu vida à Elphaba na versão de Wicked em 2016, papel que lhe rendeu indicação ao Prêmio Bibi Ferreira de melhor atriz. Em 2017, viveu o papel da esposa de Chaplin no musical homônimo e em seguida fez parte do musical Meu Destino É Ser Star - ao som de Lulu Santos, décimo primeiro da sua carreira. Na TV, foi Joana na série (Des)encontros do canal Sony. Como dubladora, interpretou a canção “Se Encontrar” da rainha Iduna, em Frozen II. Eleita pela revista Forbes na lista “30 Under 30” como uma das revelações do Brasil como atriz. Outros trabalhos incluem Marta do musical Company de Stephen Sondheim, O Musical da Bossa Nova, Lilith em Brilha la Luna e Maureen em Rent. Em 2019, estreou seu primeiro show solo, "Depois que a Cortina Fecha" e, nos anos seguintes, produziu e dirigiu os shows “MYRA”, e “MYRA vol. II: Melancolia Eufórica, no teatro Faap. Em 2022, foi solista do Disney In Concert, além de interpretar Eva Perón, no musical Evita Open Air, pelo qual recebeu o Prêmio Arcanjo de Cultura.


FABI BANG (GLINDA) - @fabibang

Premiada como ”Melhor Atriz” na 4ª edição do Prêmio Bibi Ferreira por seu papel como Glinda em “Wicked”, Fabi tem um longa carreira no teatro musical. Estreou em “O Fantasma da Ópera” como bailarina e desde então trilha uma ascendente carreira em musicais. Seus principais trabalhos até hoje são “Kiss Me Kate”; “Cinderella”; “A Pequena Sereia” e “Wicked”. Em 2016, participou da novela “Rock Story”, na Rede Globo. Em 2017 realizou seu show solo ao lado da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis; “ A Vida é um Filme”. Ao lado de Myra Ruiz, realizou grandes shows: “Desafiando a Amizade” com roteiro e direção de Miguel Falabella, “De volta a Oz”, roteiro e direção de Daniel Salve, “Wicked in Concert” também sob o comando de Daniel Salve, “Broadway in Concert” com roteiro de Vítor Rocha e direção de Floriano Nogueira, além de juntas terem idealizado o Fundo Iasmine, um fundo solidário de apoio aos técnicos de teatro musical em situação emergencial.


TIAGO BARBOSA (FIYERO) - @tiagobarbosaoficial

Ator, cantor e arte-educador, formado em Pedagogia. Nascido em São João de Meriti, Rio de Janeiro, com passagem pelo Morro do Vidigal, descobriu o teatro musical através do grupo da ONG Nós do Morro e iniciou sua carreira artística ao participar do reality musical "Ídolos", em 2012. Atuou em grandes produções como "O Rei Leão" (Disney) - sendo considerado o melhor Simba do mundo pela diretora norte-americana Julie Taymor, além de conquistar o prêmio Bibi Ferreira de Ator Revelação e o Troféu Raça Negra por sua contribuição à arte. Integrou o elenco de "Mudança de Hábito" (TJ) e de "Cinderella - o Musical da Broadway", sendo o primeiro ator negro escolhido para viver o Príncipe Topher, entre todas as montagens do mundo. Em 2015 se mudou para a Espanha para reviver Simba na montagem de "O Rei Leão", sendo por ele indicado ao Premios Teatro Musical (PTMM). Ainda em Madrid, protagonizou o musical "Kinky Boots" (Lola), recebendo nova indicação como Melhor Ator em categoria dividida com nomes como o de Antonio Banderas. Entre os marcos de sua carreira internacional, destaca-se o convite para cantar para o presidente e o Rei da Espanha, na embaixada dos EUA. Em 2022, aceitou o convite do diretor Dennis Carvalho para retornar ao Brasil e viver Milton Nascimento no musical comemorativo "Clube da Esquina - Os Sonhos Não Envelhecem", conquistando público e crítica.


MARCELO MEDICI (MÁGICO) @marcelomedici

Ator, autor e diretor, teve parte de sua formação em teatro no CPT/SESC (Centro de Pesquisas Teatrais), dirigido por Antunes Filho e no Teatro Escola Célia Helena. Participou como ator de mais de 30 espetáculos teatrais, e foi dirigido por renomados diretores. É autor e ator no espetáculo solo “Cada Um Com Seus Probrema” em cartaz desde 2004. Participou das telenovelas “Belíssima”, “Passione”, “Joia Rara”, “Haja Coracão”; entre outras, além das séries “O Canto da Sereia” e” Nada Suspeitos” e dos filmes "Getúlio” e “Pai em Dobro”. Esteve também nos humorísticos “A Praça é Nossa”, “Junto e Misturado” e atualmente integra o elenco do sitcom “Vai Que Cola”. Foi ganhador do Prêmio Multishow de Stand Up Comedy em 1998, eleito Personalidade Teatral do Ano pelas revistas VEJA e Istoé em 2008, além de vários prêmios como ator. No teatro, seus trabalhos de destaque são: “Sweet Charity”, “O Mistério de Irma Vap”, “Rock Horror Show” como Dr. Frank N’ Furter, “Se Meu Apartamento Falasse”, “5X Comédia” e “Teatro Para Quem Não Gosta”.


DIVA MENNER (MADAME MORRIBLE) - @divamenner

Diva Menner é atriz natural de Recife-PE formada no Curso de Canto no Conservatório de Música (PE). Fez parte dos espetáculos "Barnum - O Rei do Show" como Joice Heth e Marhy, a Diva do Blues - papel que lhe rendeu a indicação como artista revelação no Prêmio Bibi Ferreira 2021. Em 2022 participou de "Elas Brilham - Doc Musical" como ela mesma e Tina Turner. Na televisão, foi semifinalista do The Voice Brasil.


CLETO BACCIC (DOUTOR DILLAMOND) @baccic

Prêmio APCA de melhor ator por sua interpretação de Cervantes/D. Quixote em O Homem de La Mancha (2014). Medalha Arthur de Azevedo pela idealização e coordenação geral do Projeto Educacional SESI-SP em Teatro Musical (2012). Créditos: CATS - Rum Tum Tugger. MAMMA MIA! - Harry Bright. A Madrinha Embriagada - Adolpho. Os Dois Cavalheiros de Verona - Proteus. Édipo Rei - Édipo. Hoje É Dia de Maria - Pássaro Incomum. Annie - Rooster. Escola do Rock - Ned Schneebly. Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate - Willy Wonka. Evita Open Air - Perón; entre outros.


DANTE PACCOLA (BOQ) - @dantepaccola

Ator, cantor e bailarino, graduado em Artes Cênicas pela Unicamp e mestrando em Teoria e Prática Teatral pela ECA/USP. Iniciou seus estudos com teatro musical na Casa de Artes Operária aos 13 anos, aprofundando sua formação com diversos profissionais como Andréia Vitfer, Amélia Gumes e Rafael Villar (Canto); Cesar Albuquerque, Katia Barros,Vanessa Costa e Vivian Fortes (Dança). Entre seus trabalhos destacam-se os musicais Ney Matogrosso - Homem com H; Família Addams; Chaves, um tributo musical; Além do Ar; Sunset Boulevard; Peter Pan; Castelo Rá-Tim-Bum e os espetáculos Feminino Abjeto 2, com direção de Janaina Leite e Acúmulos, com direção de Kenia Dias, esse junto ao Núcleo Experimental do SESI.


NAYARA VENANCIO (NESSAROSE) - @venancio_nayara

Nayara Venancio é atriz, cantora e bailarina. É certificada pelo CID-UNESCO (Conselho Internacional de Dança). Atuou como bailarina em 23 espetáculos. Como atriz, atuou em 11 obras itinerantes pelo Brasil. Deu vida a Miss Califórnia em “Rua Azusa, o Musical”, cover de Rainha Ester em “Hadassa, o Musical” e Alice no concerto “Latinidades”, apresentado pelo Ministério do Turismo e Santander. Gravou títulos para Nissi Play: “O Tribunal”, “Hadassa, o Musical” e “Rua Azusa in Concert”.


EQUIPE CRIATIVA

Letras e Músicas

STEPHEN SCHWARTZ

Texto

WINNIE HOLZMAN

Baseado no romance de

GREGORY MAGUIRE

Produção original na Broadway de

MARC PLATT, DAVID STONE & UNIVERSAL STAGE PRODUCTIONS

Produção original na Broadway dirigida por

JOE MANTELLO

Orquestração

WILLIAM DAVID BROHN

Arranjos Musicais

ALEX LACAMOIRE & STEPHEN OREMUS

Direção Geral

JOHN STEFANIUK

Direção Musical

VÂNIA PAJARES

Cenário e Figurino

MORGAN LARGE

Coreografia e Direção Associada

FLORIANO NOGUEIRA

Design de Luz

BEN CRACKNELL

Design de Vídeo

AARON RHYNE

Design de Som

GASTÓN BRISKI

Mágica e Ilusionismo

SKYLAR FOX

Design de Maquiagem

JOE DULUDE II

Design de Perucas

FELICIANO SAN ROMAN

Voo

FLY BY FOY

Versão Brasileira

MARIANA ELISABETSKY E VICTOR MÜHLETHALER


Sobre a equipe criativa

STEPHEN SCHWARTZ (Músicas e Letras)

Stephen Schwartz é provavelmente mais conhecido do público do teatro brasileiro por suas músicas e letras de Pippin e Godspell. Outros musicais para os quais ele escreveu músicas e letras incluem The Baker’s Wife, Children of Eden e Working. Para o cinema, ele colaborou com o compositor Alan Menken em canções para Pocahontas da Disney, O Corcunda de Notre Dame, Encantada e Desencantada e escreveu as canções para o filme de animação da DreamWorks O Príncipe do Egito. No campo clássico, escreveu uma ópera, Seance on a wet afternoon e colaborou com Leonard Bernstein em textos para Mass. Os prêmios incluem três prêmios Oscar, quatro Grammy Awards e o Tony Award especial Isabelle Stevenson. Nos Estados Unidos, ele foi introduzido no Hall da Fama do Teatro, no Hall da Fama dos Compositores e recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Para obter mais informações, o Sr. Schwartz convida os membros interessados da plateia a visitar seu site em www.stephenschwartz.com


WINNIE HOLZMAN (Libreto)

Recebeu uma indicação ao Tony e um Drama Desk Award por Wicked. Ela criou o memorável drama de televisão “My So-Called Life”, estrelado por Claire Danes. Holzman começou a escrever para o aclamado drama “thirtysomething” e mais tarde foi produtora executiva (novamente com Marshall Herskovitz e Edward Zwick) de “Once and Again”. Outros trabalhos teatrais incluem o musical Birds of Paradise (com o compositor David Evans) e uma peça de dez minutos chamada Post-Its: Notes on a Marriage, que ela escreveu com o marido, o ator Paul Dooley. Seus destaques incluem ‘Til There Was You. Também como atriz, a Sra. Holzman apareceu em Jerry Maguire e como terapeuta da esposa de Larry em “Curb Your Enthusiasm”. Mais recentemente, ela se juntou à sua filha, Savannah Dooley, para escrever e produzir a série da ABC Family, “Huge”. Ela se formou na Universidade de Princeton, recebeu um MFA do Programa de Teatro Musical da NYU e faz parte do conselho da Writers Guild Foundation.


GREGORY MAGUIRE (Autor do romance original)

Publicou uma dúzia de romances para crianças antes de escrever seu primeiro romance adulto, Wicked. Devoto da fantasia infantil, os romances subsequentes de Maguire para adultos são variações de um tema: Confessions of an Ugly Stepsister considera Cinderela uma empregada do século XVII de Haarlem; Lost evoca o fantasma de Scrooge de Charles Dickens; e Mirror Mirror apresenta uma Branca de Neve da Alta Renascença intimidada pela madrasta mais perversa, Lucrezia Borgia. O romance de Maguire, Son of a Witch, uma sequência de Wicked, é seguido pelo volume III dos Wicked Years, A Lion Among Men, e conclui com o romance final nos Wicked Years, Out of Oz. Ele mora em Massachusetts e Vermont com seu marido, o pintor Andy Newman, e seus três filhos.


WILLIAM DAVID BROHN (Orquestração)

Recebeu o Prêmio Tony em 1998 de Melhor Orquestração para Ragtime. Outros créditos incluem Mary Poppins, Curtains, Miss Saigon, The Secret Garden, Show Boat, Crazy for You, Carrossel, Sweet Smell of Success, Oklahoma! (B’way); Mary Poppins, Oliver!, The Witches of Eastwick, My Fair Lady e South Pacific (Londres). Ele forneceu arranjos para a gravação de Marilyn Horne, James Galway, Placido Domingo e Joshua Bell na Sony Classical de West Side Story Suite for Violin and Orchestra de Bernstein.


ALEX LACAMOIRE (Arranjos Musicais)

Foi o supervisor musical de In the Heights, que lhe rendeu o Tony Award em 2008 de Melhor Orquestração e um Grammy em 2008 pela produção do álbum do elenco. Outros créditos na Broadway como diretor musical, arranjador e/ou orquestrador: Hamilton, 9 to 5, High Fidelity e Legally Blonde. Outros projetos favoritos: Bat Boy: The Musical (Off-B’way), a turnê nacional de Godspell em 2001, Captain Louie e The Wiz (City Center Encores!). Com amor, para minha mãe, meu pai, irmãzinha e Ileana.


STEPHEN OREMUS (Supervisor Musical/Arranjador)

Broadway: Recebeu os prêmios Tony e Drama Desk em 2011 por orquestrações de destaque para The Book of Mormon, bem como o prêmio Grammy em 2012 como produtor da gravação do elenco. Supervisor musical/arranjador mundial de Wicked; supervisor musical/arranjador vocal/orquestrador de Kinky Boots, The Book of Mormon, Avenue Q, All Shook Up e 9 to 5; co-produtor (com Dolly Parton) da gravação do elenco da Broadway de 9 to 5 indicada ao Grammy. Outros: supervisor musical/arranjador vocal/orquestrador de tick, tick...BOOM!; diretor musical de The Wild Party, de Andrew Lippa; diretor musical/maestro do concerto Rufus Wainwright Sings Judy Garland.


MUSIC THEATRE INTERNATIONAL [www.mtishows.com]

Com escritórios em Nova York, Londres e Melbourne, Austrália, é uma das principais agências de licenciamento dramático do mundo, protegendo os direitos e o legado de compositores, letristas e escritores e fornecendo roteiros, materiais musicais, e outros recursos teatrais para teatros em todo o mundo. A MTI tem sido uma força motriz na extensão da vida útil da produção de musicais clássicos como Guys and Dolls, West Side Story, Annie e na promoção de shows mais recentes como The Band’s Visit, Beautiful: The Carole King Musical e Come From Away, assim como Wicked. Com mais de 450 títulos em seu catálogo, incluindo sucessos dos palcos da Broadway e de Londres, revistas musicais, a Broadway Junior Collection [adaptações de 70 minutos de musicais da Broadway especialmente voltadas para o público jovem] e outros musicais juvenis, os shows da MTI foram realizados por 45.000 organizações teatrais amadoras e profissionais nos Estados Unidos e em mais de 60 países ao redor do mundo.


JOHN STEFANIUK (Direção Geral)

Um nativo de Toronto, Canadá, e ex-aluno da University of British Columbia em Vancouver. John trabalhou como ator e ator de voz em todo o mundo, inclusive sendo a voz do Cartoon Network. Ele dirigiu, lecionou e fez palestras para muitas escolas de teatro e faculdades em todo o Estados Unidos e no Reino Unido, incluindo a Royal Academy of Music, em Londres, a Sylvia Young Theatre School e a Duke University. Por três anos, John foi o diretor artístico da Stagedoor Manor em Nova York, dirigindo inúmeras produções com atores como Natalie Portman e Bryce Dallas Howard. Trabalhou como diretor associado da Cameron Macintosh e da JAR Productions na Hey Mr. Producer! Entre os créditos de John na TV estão Dancing with the Stars, The TONY Awards, The Queens Diamond Jubilee Celebration e America Celebrates, na presença do presidente Obama e no jantar de estado da Casa Branca de 2014, na presença da primeira-dama Michelle Obama. John também apareceu no The View em um segmento no qual dirigiu Whoopi Goldberg e no Portrait of Natalie Portman do Biography Channel. John também foi diretor do World Premier of Dancer, um musical em Ten Furlongs para o Winter Garden Theatre em Toronto. Foi diretor associado de O Rei Leão, da Disney, na Broadway. Dirigiu produções de O Rei Leão da Disney em PARIS, LONDRES, SYDNEY, MADRID, CIDADE DO MÉXICO, AMESTERDÃ, CINGAPURA, TAIPAI, JOANESBURGO, bem como 2 Turnês nacionais nos EUA e uma Turnê Nacional no REINO UNIDO, bem como aqui em SÃO PAULO. Além de O Rei Leão, no Brasil, foi diretor geral de Billy Elliot no Teatro Alfa, Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate no Teatro Renault e Evita Open Air no Parque Villa Lobos. Mais recentemente, John trabalhou com Josh Groban no evento televisivo do 30º aniversário de A Bela e a Fera no Disney Plus e na ABC American Television Network. Ele está entusiasmado por dirigir esta emocionante nova produção original de Wicked aqui em São Paulo.John dedica este espetáculo a Anthony Lyn, por ter “changed him for good”.


VÂNIA PAJARES (Direção Musical)

Atuou como pianista correpetidora das óperas do Teatro Municipal de São Paulo por treze anos. Como mezzo-soprano cantou Carmen, La Cenerentola, Il Barbiere di Siviglia, Don Giovanni. Gravou as Canções de Carlos Gomes. Com Eva Wilma atuou na peça Primeira Pessoa (2004-05). Foi Regente e Diretora Musical em superproduções de Teatro Musical: My Fair Lady, West Side Story, O Rei e Eu, Evita, A Família Addams, O Rei Leão, Jesus Cristo Superstar, Mudança de Hábito, Wicked, Tudo é Jazz, A Pequena Sereia e EVITA OPEN AIR.


FLORIANO NOGUEIRA (Coreógrafia e Direção Associada)

Coreógrafo em Evita Open Air, Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolates; Diretor Associado em A Escola do Rock, Billy Elliot, Annie, O Homem de La Mancha, A Madrinha Embriagada, todos pelo Atelier de Cultura; Diretor Residente/ Coreógrafo em Ghost - 4 ACT; Diretor Residente em Cats’, Mamma Mia, Supervisor Coreográfico em A Bela e a Fera 2009, todos T4F, dentre outros espetáculos.


MORGAN LARGE (Cenário e Figurino)

Créditos incluem Evita Open Air (Parque Villa Lobos); Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat (West End/Tour britânica/Tour australiana/Canadá); Newsies (Troubadour Theatre); Sister Act (Eventim Apollo/Turnê britânica. Nomeado ao prêmio WhatsOnStage por melhor design de cenário); Cat on a Hot tin Roof, Flashdance, Footloose, Forbidden Broadway (West End); Fatal Attraction; Rock of Ages, Fame! (Turnê britânica); Wonderland (Nottingham Playhouse. Prêmio UK Theatre por melhor design).


BEN CRACKNELL (Design de Luz)

Ben estudou na Bruford College, em Londres, onde teve a honra de receber uma bolsa em 2021. Créditos West End: Grease; The Drifters Girl; Heathers; Annie; Breakfast at Tiffanys. Turnês britânicas: The Wizard of Oz + Billy Elliot (Curve); Sunset Boulevard & The Color Purple At Home (transmitido pela Curve), The Cher Show, A Família Addams, Priscilla, Rock of Ages. Créditos internacionais: We Will Rock You (Manila & World Tour); Joseph and the Amazing Technicoloured Dreamcoat (turnê australiana); Chess (Tokyo & Osaka); La Clemenza di Tito (Opéra de Lausanne / Bilbao Opera); Annie and Chess (Toronto); Na televisão: The Olivier Awards 2011-2022 (2014 & 2019 Prêmio Knight of Illumination por melhor iluminação) www.bencracknell.co.uk


AARON RHYNE (Design de Vídeo)

Designs incluem SÃO PAULO: Anastasia. BROADWAY: For Colored Girls…, The Sound Inside (prêmio Outer Critics Circle), Anastasia (prêmio Drama Desk, prêmio Outer Critics Circle), A Gentleman’s Guide to Love and Murder (prêmio Drama Desk), Bonnie and Clyde. Televisão: Hasan Minhaj: The King’s Jester (Netflix). OPERA: The Thirteenth Child (Santa Fe Opera), The Ghosts of Versailles (LA Opera), La Traviata (Wolftrap), Florencia en el Amazonas (Florida Grand, Opera Colorado). DISNEY: Frozen (Disneylândia), A Bela e a Fera, A Pequena Sereia, Enrolados e muitas outras produções para a linha de cruzeiros e parques temáticos da Disney. @aaronrhynedesigns www.aaronrhyne.com


GASTON BRISKI (Design de Som)

Sua carreira começou há mais de 30 anos. Ao redor do mundo, os créditos de Gaston como designer de som incluem muitos musicais, sendo premiado 14 vezes, para nomear alguns: Billy Elliot, West Side Story, Jesus Cristo Superstar, Escola do Rock, Sweeney Todd, Priscilla, Hair e O Despertar da Primavera. Ele também já trabalhou como supervisor de produção de som em Les Miserables; Miss Saigon; Mamma Mia!; Priscilla; A Família Addams, como designer de som associado em Chicago e como engenheiro de som em Cats, Les Miserables, A Bela e a Fera, Chicago e em muitas outras companhias de turnês internacionais, como Milonga, Havana Rakatan, Vamos Cuba!, Break the Tango, Ïmmortal Tango, and Tango After Dark.


SKYLAR FOX (Mágica e Ilusionismo)

Broadway: Harry Potter & the Cursed Child (Associado de ilusões e mágica), Fat Ham (Designer de ilusões), A Beautiful Noise (Designer associado). Off-Broadway: co-diretor artístico de Nightdrive, no qual ele dirigiu, co-escreveu, e projetou The Grown-Ups, Alien Nation, Providence, RI, Apathy Boy, Thank You Sorry. Ele criou mágica para You Will Get Sick (Roundabout), Damn Yankees (Shaw Festival), Dracula (Maltz Jupiter Theater). TV: mágica para The Tonight Show, The Tony Awards, NBC’s One Night Only.

 

JOE DULUDE II (Design de Maquiagem)

Broadway/West End: Wicked, Beautiful. Broadway: MJ the Musical, Beetlejuice, Torch Song, Bob Esponja - o musical, Summer, Sunday in the Park With George, Anastasia, Allegiance, If/Then, Follies, etc. Off-Broadway: Fly, Sweet Charity, Into the Woods, The Wild Party, Show Boat. Television: Annie Live, Jesus Christ Superstar Live (Emmy nomination), The Gilded Age, Julia, Castle Rock Season 2. Filmes: Não Olhe pra Cima, Shrine, Godmothered, The Discovery, Ghostbusters. www.joedulude2.com IG: dulude2


FELICIANO SAN ROMAN (Design de Perucas)

Especialista em peruca, maquiagem, haute couture e desenho em figurino teatral em Buenos Aires, Madri, Berlim e Milão. Com mais de 30 anos de carreira, especializou-se em cabeleireiro teatral, penteados de época e perucas em cabelos naturais. Destacam-se seus trabalhos em grandes musicais como A Bela e a Fera (Brasil, Espanha e Argentina), O Fantasma da Ópera (Espanha, Brasil,Argentina e México), Chicago (Argentina), Les Miserables (México, Brasil e Argentina), West Side Story (Brasil), Minha Bela Dama (Espanha, Brasil), Evita (Espanha, Brasil), Cabaret, Mamma Mia, Ana e o Rei, Priscila a Rainha do Deserto (Brasil), Cats (Argentína, Espanha). Em 2004, ele fez parte da equipe criativa da Disney Theatrical Productions para a montagem da Bela e a Fera em Seul (Coreia do Sul). Em 2021 foi convidado pela Disney para a montagem de Aladdin no México. Entre seus últimos trabalhos estão as estreias de A Pequena Sereia, as Óperas La Traviata e Sonho de uma Noite de Verão do Teatro Municipal de de São Paulo. Em Buenos Aires, Argentina, designer de chapéu e perucas no musical Hello Dolly 2019. Pelo Atelier de Cultura: Escola do Rock, Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate e Evita Open Air. Em 2019 vencedor do premio Bibi Ferreira como melhor Visagismo por Sunset Boulevard em parceria com o Maquiador Beto Franca e em 2022 pelo musical A Família Addams em parceria com Eliseu Cabral.


VICTOR MÜHLETHALER (Versão Brasileira)

Formado em Direção Teatral pela ECA/USP, atua como versionista de musicais no circuito paulistano há mais de dez anos. Entre seus trabalhos, destacam-se Wicked, A Pequena Sereia da Disney, Cantando na Chuva, Nas Alturas - In the Heights, Billy Elliot, Escola do Rock, Sunset Boulevard, Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate e Evita Open Air.


MARIANA ELISABETSKY (Versão Brasileira)

Tem uma carreira de mais de vinte anos que envolve atividades de atriz, cantora, apresentadora de TV, locutora, dubladora, roteirista e versionista/tradutora para teatro musical, tv e cinema. Desde 2016 é responsável pela versão de todos os filmes e séries da Disney, incluindo Moana, Viva, A Vida é Uma Festa, O Retorno de Mary Poppins, Frozen 2, entre outros. Assina a versão brasileira dos musicais Meu Amigo, Charlie Brown e Rent. Em parceria com Victor Mühlethaler, versionou para o português os musicais: Wicked, Cantando na Chuva, A Pequena Sereia, Sunset Boulevard, Billy Elliot, A Escola do Rock, além de atualizar o script de O Fantasma da Ópera. Colaborou no roteiro do musical brasileiro Dois Filhos de Francisco e escreveu o espetáculo infantil inédito Bento Batuca, em parceria com Daniela Cury. Foi roteirista dos programas de TV: Mais Cultura, Quintal da Cultura, Grandes Pequeninos Chefs, Bubu e as Corujinhas, do reality vocal Cultura, O Musical e de sua série original Rádio Zoo.


SOBRE O INSTITUTO ARTIUM DE CULTURA

O Instituto Artium de Cultura é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2019 com o objetivo de apresentar uma programação abrangente em diversas linguagens culturais. Em seu plano de atividades, estão projetos nas áreas de formação educativa e cultural, mediação cultural, preservação de patrimônio imaterial e material, artes visuais e artes cênicas. Durante a pandemia, ofereceu uma programação educativa completa de cursos e palestras on-line. Em 2021, abriu ao público sua sede no Palacete Stahl, um casarão centenário no bairro de Higienópolis, em São Paulo, restaurado segundo suas características arquitetônicas originais. Desde então, o Instituto mantém uma consistente programação de exposições de artes visuais com acesso gratuito e espetáculos de artes cênicas, como o musical Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate encenado no Teatro Renault em 2021.


SOBRE O ATELIER DE CULTURA

O Atelier de Cultura é referência no mercado de entretenimento ao vivo para os espectadores e para as marcas devido ao destaque da qualidade técnica e artística de suas produções de padrão internacional. Desde de 2013, traz ao Brasil importantes títulos do teatro musical internacional, como A Madrinha Embriagada, O Homem de La Mancha, A Noviça Rebelde, Annie, Billy Elliot e Escola do Rock. Mais recentemente, em 2021, protagonizou a retomada do setor cultural no Brasil coproduzindo o espetáculo Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate no Teatro Renault, em uma temporada de absoluto sucesso com mais de 135 mil espectadores. Sua última realização foi Evita Open Air, a maior estrutura já construída para teatro musical no Brasil, a céu aberto, no Parque Villa-Lobos.


SOBRE A COMGÁS

A Comgás possui mais de 21 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 95 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. A companhia atende mais de 2,3 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.


SOBRE SANTANDER SEGUROS E PREVIDÊNCIA

Santander Seguros e Previdência é a marca comercial dos produtos comercializados pela joint venture dos Grupos Zurich e Santander, dois dos maiores conglomerados do mundo nos setores segurador e financeiro. Criada em 2011, a partir de um acordo global em que a Zurich adquiriu 51% das operações de seguros, opera como Zurich Santander no Brasil, México, Chile, Argentina e Uruguai. Atualmente, ocupa a 4ª posição nos segmentos de Vida e Previdência e a 8ª colocação no mercado geral de seguradoras.


SOBRE ESFERA

Esfera é a empresa de fidelidade do grupo Santander que oferece benefícios de descontos, cashback e pontos para trocar por produtos, viagens, experiências ou vales-compra. O cliente pode acessar o site www.esfera.com.vc ou baixar o app para aproveitar todos os benefícios. É muito fácil e grátis ativar ou criar uma conta na Esfera.


SOBRE O TEATRO SANTANDER

O Teatro Santander abriu as cortinas em 2016, com a proposta de ser um espaço multifuncional, moderno, sofisticado e inovador. É o único espaço no Brasil que possui o sistema de recolhimento automático das poltronas e de varas cênicas automatizadas, que permitem a mudança de configuração do ambiente em questão de minutos. A casa, localizada no Complexo JK Iguatemi, foi recém eleita como a preferida dos paulistanos entre os teatros, na premiação Os Mais Amados de SP, da revista Veja São Paulo.

Pelo palco do Teatro Santander já passaram musicais como: We Will Rock You, My Fair Lady, Alegria, Alegria, Cantando na Chuva, Se meu apartamento falasse, A Pequena Sereia, Annie: O Musical, Sunset Boulevard, Escola do Rock, Turma da Mônica, O Som e a Sílaba, Donna Summer e Chicago.

O Teatro Santander também já recebeu diversos shows, espetáculos de dança e concertos eruditos e populares, além de eventos corporativos importantes, desfiles, jantares, premiações para empresas, seminários e workshops. Graças a sua versatilidade e tecnologia, o espaço está preparado para receber qualquer tipo de evento sem necessidades de mudanças na configuração. O ambiente dispõe de acessibilidade para comodidade e locomoção necessária.


SOBRE O JK IGUATEMI

Projetado sob novo conceito de shopping center, desde 2012, o Shopping JK Iguatemi reúne arte, moda, entretenimento, lazer, tecnologia, cultura, design, gastronomia e excelentes serviços em um único lugar. Faz parte do seu DNA os pilares de inovação e experiência, fazendo com que cada visita seja única e proporcionando oportunidades diferentes e inéditas para todos os públicos. Com a expertise e o diferencial em oferecer o mais completo e diversificado mix, o JK Iguatemi inova com qualidade e antecipa tendências para continuar sendo referência no setor.


SERVIÇO: WICKED

Apresentado por Ministério da Cultura e Comgás

Patrocínio: Esfera, Santander Seguros e Previdência, Sem Parar, Eurofarma e Prosegur

Apoio: Hyundai Financiamentos, Unisys, Sensodyne e Rio Branco

Hotelaria Oficial: Radisson Blu São Paulo

Catering Oficial: Dona Deôla

Uma coprodução Atelier de Cultura

Realização: Instituto Artium de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal


TEMPORADA ATÉ 23 DE JULHO DE 2023

NO TEATRO SANTANDER

VENDAS EM WICKEDBRASIL.COM

Sessões:

Quinta-feira às 19h30

Sexta-feira às 19h30

Sábado às 15h00 e 19h30

Domingo às 15h00 e 19h30

Local: Teatro Santander

Endereço: Shopping JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041

Classificação etária: Livre. Menores de 12 anos acompanhados de responsável.

Capacidade: 1.080 pessoas

Gênero: Teatro Musical

Duração: 150 minutos e 15 minutos de intervalo

Ingressos: de R$50 a R$400

Bilheteria online (com taxa de conveniência): wickedbrasil.com

Bilheteria física (sem taxa de conveniência): Teatro Santander. Horário de funcionamento: Todos os dias das 12h00 às 18h00. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação. A bilheteria do Teatro Santander possui um totem de autoatendimento para compras de ingressos sem taxa de conveniência 24h por dia. Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041.


Descontos

50% DE DESCONTO | MEIA-ENTRADA: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.

30% DE DESCONTO | CLIENTE SANTANDER - Na compra de ingressos realizada por clientes Santander, limitado a 20% da lotação do teatro. Não cumulativo com meia­-entrada. Limitados a 02 (dois) ingressos por CPF. Esta compra deverá ser realizada com cartões do Banco Santander, para compras on-line somente o cartão de crédito Santander, compras na bilheteria e totem, o pagamento com o desconto poderá ser realizado em débito ou crédito. De acordo com o art. 38, inciso I, da Instrução Normativa nº 1, de 20/03/2017 e com base na Lei Federal nº 8.313 (Lei Rouanet) e Decreto nº 5.761, é proibido comercializar o produto cultural (ingressos) em condições diferentes para clientes Santander, das praticadas ao público em geral.











Press release by Agência Taga












#wicked #wickedbrasil #musical #teatro #arte #cultura #magicodeoz

Comentários