Teatro Sérgio Cardoso exibe, em sessão gratuita, o monólogo "Amílcar Geração" no dia 18 de novembro

 A vida e o legado do político, engenheiro agrônomo, escritor e teórico marxista Amílcar Cabral (1924 - 1973, Guiné Bissau) é o tema de Amílcar Geração, um monólogo dramático para o qual são convocadas as qualidades performativas do ator Ângelo Torres. O espetáculo acontece em apresentação única e gratuita, no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, no dia 18 de novembro, sexta-feira, às 20h30. 

Amílcar Cabral, nascido na Guiné Bissau - continente africano | Foto: Divulgação

O espetáculo apresenta a representação de personalidades históricas da luta independentista de Portugal colonial, ao mesmo tempo em que evoca momentos da vida pessoal de Amílcar Cabral e da luta de guerrilha protagonizada por ele. A narrativa exibida integra também algumas histórias tradicionais, beneficiando-se, assim, do estilo e dinâmicas muito próprias da interpretação de Ângelo Torres.

Um trabalho em que a própria experiência pessoal do ator é convocada como forma de expressão da grandiosidade da personalidade e pensamento de Amílcar Cabral nas gerações que se lhe seguiram.


Ficha Técnica

Texto e encenação: Guilherme Mendonça

Interpretação: Ângelo Torres

Produção executiva: Nuno Pratas

Produção: Culturproject


Serviço:

Amílcar Geração

Dia: 18 de novembro, sexta-feira, 20h30

Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)

Capacidade: 149 lugares (143 lugares e 6 espaços de cadeirantes)

Duração: 50 minutos

Classificação: 12 anos

Ingressos: Gratuito | Sympla


 Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.


Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa. 

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança. 

Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o projeto “Teatro Sérgio Cardoso Digital”. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.


Redes Sociais TSC

Instagram | Facebook | Site  







Via press release










#teatrosergiocardoso #teatro #cultura #arte #diversão #entretenimento

Comentários